25.08.2025

A World Order?

paper intitulado “A World Order?” e escrito por Shivshankar Menon explora a ideia de ordem mundial, argumentando que a nostalgia por uma ordem internacional liberal e baseada em regras ignora o facto de que tal ordem nunca foi verdadeiramente liberal ou “ordenada” para a maioria do mundo. Historicamente, o mundo funcionou em ordens regionais ou “multiversos”, com interações limitadas entre regiões.

Além disso, a ordem mundial, como foi entendida após a Segunda Guerra Mundial, foi um produto de desequilíbrios de poder, como a hegemonia dos EUA. Hoje, esse desequilíbrio já não se verifica de forma tão acentuada e o mundo parece estar num estado de desordem, com rivalidades entre grandes potências, como EUA e China, e o colapso de instituições multilaterais como a OMC e o sistema de Bretton Woods.

No entanto, e apesar da fragmentação política e do aumento da conflitualidade, a globalização económica e os avanços tecnológicos continuam a melhorar a qualidade de vida a nível global.  Períodos de desordem ou de contestação da ordem internacional, como o atual, podem ser férteis para a inovação e a reavaliação de ideias sobre ordem e sociedade internacional. Assim, podemos encarar a atual desordem como uma oportunidade para repensar e moldar o futuro.

Leia o documento completo (em inglês) aqui.

Paper produzido no âmbito do projeto “Desafios Globais para o Desenvolvimento”, implementado pelo Clube de Lisboa, a PCS e a UAL, com cofinanciamento Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, I.P.