25.08.2025

Reclaiming Orthodoxy: Strengthening Religious Literacy to Counter Violent Extremism

paper “Reclaiming Orthodoxy: Strengthening Religious Literacy to Counter Violent Extremism”, da autoria de M. Lemu e H. Ahmad, aborda o aumento do extremismo violento na África Subsaariana, destacando como os grupos extremistas exploram falhas de governação, fatores de marginalização económica e distorções ideológicas para recrutar e expandir a sua influência, particularmente junto dos mais jovens e nas comunidades vulneráveis.

Enfatiza-se a necessidade de estratégias locais e multidimensionais para combater o extremismo, indo para além de respostas militares, e com enfoque na governação inclusiva, oportunidades económicas e resiliência comunitária. Com efeito, só com alternativas viáveis à violência, como uma melhoria nos serviços básicos, educação e maiores oportunidades será possível reduzir a vulnerabilidade ao recrutamento.

Além disso, é importante investir numa “vacinação intelectual” por meio de uma educação religiosa que se constitua como ferramenta para desmantelar narrativas extremistas, promovendo interpretações equilibradas e contextuais dos textos religiosos, frequentemente manipulados e deturpados por estes grupos.

Esta abordagem holística, combinando investimentos no desenvolvimento humano e na resiliência ideológica, permitirá combater mais eficazmente o extremismo violento e promover um desenvolvimento e paz mais sustentados nestas regiões.

Leia o  documento completo (em inglês) aqui.

Paper produzido no âmbito do projeto “Desafios Globais para o Desenvolvimento”, implementado pelo Clube de Lisboa, a PCS e a UAL, com cofinanciamento Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, I.P.