29.08.2025
When Empathy Fades: The Collapse of Humanitarian Responsibility in a Structurally Broken World
O paper “When Empathy Fades: The Collapse of Humanitarian Responsibility in a Structurally Broken World”, por Carlos Lopes, analisa o declínio da empatia como princípio norteador do humanitarismo global. Argumenta que esta crise não é apenas moral, mas reflete tendências e dinâmicas políticas profundas, que se manifestam na redução e instrumentalização da Ajuda Pública ao Desenvolvimento, na securitização das migrações e no colapso da responsabilidade humanitária.
O sistema humanitário está a falhar devido à falta de vontade política, enquanto crises globais como as alterações climáticas e os deslocamentos populacionais se intensificam. A ajuda ao desenvolvimento, antes símbolo de solidariedade internacional, está a ser reorientada para atender a interesses estratégicos dos doadores, sem que exista resposta para necessidades humanitárias urgentes. Além disso, as dinâmicas do financiamento climático e das inovações tecnológicas estão a reforçar desigualdades, em vez de promoverem a redistribuição e a justiça.
O autor conclui que é necessário um realinhamento estrutural na governança global, dando prioridade à justiça e solidariedade, e defendendo que o humanitarismo deve ser reposicionado no seio da economia política da solidariedade, com foco na dignidade humana.
Leia o documento completo (em inglês) aqui.
Paper produzido no âmbito do projeto “Desafios Globais para o Desenvolvimento”, implementado pelo Clube de Lisboa, a PCS e a UAL, com cofinanciamento Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, I.P.
O artigo foi originalmente publicado na Development Policy Review, 43, Issue 5, setembro 2025.